segunda-feira, 6 de abril de 2009

Un grito desde el Sahara




Un grito desde el Sahara é um documentário de 2008 realizado pela organização não governamental basca Mundubat. A violência do regime marroquino, a indiferença da comunidade internacional, a luta pacífica pela recuperação do território e soberania são alguns dos ângulos sobre os quais testemunham activistas no campo dos direitos humanos, jornalistas, dirigentes políticos e a própria população saharaui.

No entanto, a força maior destes depoimentos vem das vozes das mulheres saharauis entrevistadas. Umas muito jovens, outras mais velhas contam na primeira pessoa, em castelhano ou inglês perfeito, a sua história. Uma história de “mulheres lutadoras, rebeldes que, quando se propõe a algo conseguem atingi-lo”, como descreve um dos homens saharaui.

Nos campos de Tinduf, com temperaturas entre os 55º no Verão e negativos nas noites de Inverno, a sobrevivência de famílias inteiras depende destas mulheres. “A vida de um refugiado aqui é muito dura. Não sente que é livre. Queres mostrar aos teus filhos outro lugar e não tens condições para fazê-lo. E há muitas outras coisas…Outras coisas na nossa mente…que a língua não consegue expressar”, lamenta uma delas neste documentário que constitui uma boa introdução ao tema.

1 comentário:

  1. uma optima viagem, de certeza que vai ser uma experiência única e inesquecivel. fico a aguardar noticias vossas, beijinhos e abraços shant

    ResponderEliminar