domingo, 26 de abril de 2009

To be Saharawi, o filme




O filme To be Saharawi, a luta de um povo pelo direito a existir será a concretização de um sonho que um conjunto de pessoas se atreveu a sonhar. Joaquim de Almeida, actor internacional, Rui Reininho, músico, João Vilhena, fotógrafo, José Manuel de S. Lopes, produtor e realizador, Eberhard Schedl, fotógrafo e camera, Gerardo Fernandes, produtor executivo, Gita Cerveira, director de som, Clara Ferrão, directora de casting, entre outros, partilham esse sonho comum e estão juntos no objectivo de produzir o filme.

As intenções são claras. “Perante uma situação, a do Sahara Ocidental e do povo saharaui, que se arrasta há mais de três décadas, onde todos os direitos pelos quais a sociedade ocidental se diz defensora são ignorados e subvertidos, graças à cobiça duns e à hipocrisia doutros, um grupo de pessoas, ligadas ao cinema, à música e ao jornalismo, decidiu empreender a produção dum filme que mostre ao mundo o que é ser saharaui, o que é ser colonizado, por outro povo que há bem pouco ainda era colónia, o que é ser refugiado e ver os seus filhos nasceram com a condição de refugiados”.

Segundo nos disse o realizador José Manuel de S. Lopes “tem sido duma extrema dificuldade a concretização do projecto, devido ao desinteresse e desconhecimento geral do assunto. E como é um projecto que envolve custos maior a dificuldade”. Ainda assim, está previsto o início da rodagem para este ano, no mês de Setembro. Esperamos que To be Saharawi passe nos ecrãs de todo o mundo brevemente.

Mais informação sobre o filme aqui

2 comentários:

  1. Olá,
    antes de mais parabéns pelo vosso interesse na vida do povo Saharawi, e por divulgarem este assunto.
    O filme já foi feito?
    Dentro das minhas possibilidades,podem contar comigo para qualquer tipo de ajuda. É uma terra e um povo que conheço bem e me diz muito.
    Obrigada pela atenção.
    Sandra Cóias

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sandra, o projecto esteve em stand by mas agora está em pleno e vamos iniciar a rodagem em Outubro deste ano.
    A produção é da ZulFilmes e temos todo o prazer em trocar algumas ideias, para este tipo de projectos todo o apoio é pouco, welcome!

    Fernando Centeio
    Produtor
    +351915809598
    +21158371515
    centeio.fernando@gmail.com

    ResponderEliminar