


Fotos "roubadas" daqui.
Uma janela aberta para o mundo. Durante cinco dias e cinco noites, as dunas de Dakhla servem de cenário a um festival internacional de cinema. A sexta edição do Festival Internacional de Cinema do Sahara (FiSahara 09) acontece já de 5 a 10 de Maio no acampamento de Dakhla em Tinduf. Durante o festival, que não inclui uma competição oficial, projectam-se filmes como Camino, La ola, El truco del manco, Los crímenes de Oxford e Che, entre outros, assim como algumas curtas-metragens, filmes africanos ou de temática saharaui.
“Esta iniciativa nasce com a finalidade de sensibilizar e dar uma solução parcial às necessidades detectadas, referentes ao lazer, actividades culturais e de formação audiovisual, entre a população de refugiados saharauis dos acampamentos de Tinduf, na Argélia. O objectivo é realizar actividades de difusão cultural no âmbito cinematográfico”, refere a organização do festival.
O projecto Cinema pelo povo saharaui quer ir mais longe do que os cinco dias que dura o FiSahara e abarca também a criação de uma rede de videotecas, uma em cada um dos acampamentos e de oficinas e cursos de formação audiovisual. Formar jovens entusiastas da sétima arte e, devagar, ir criando uma verdadeira escola de cinema nos acampamentos, são os objectivos traçados.
Sem comentários:
Enviar um comentário