quarta-feira, 20 de maio de 2009

Canal de televisão saharaui começa a emitir para o mundo


A BBC Monitoring cita o jornal de língua árabe Al-Hayet, com sede em Londres, segundo o qual o novo canal televisivo saharaui RASD TV, situado em Tinduf, terá transmissão terrestre para os refugiados do Sahara Ocidental e também através do satélite Intelsat’s 905.
A programação da RASD TV será, numa primeira fase, totalmente em árabe mas prevê-se que, posteriormente, haja também programação específica em inglês e espanhol.
Segundo noticia a Rapid Tv News, o director do canal, Mohamed Salem Ahmed Labaid, disse à Agência de Notícias Saharaui (SPS), no dia 17 de Maio, que espectadores a viver em África, Europa Ocidental e grande parte do Médio Oriente serão capazes de receber e visionar o novo canal. Labaid acrescenta que "os espectadores poderão ser informados diariamente dos últimos desenvolvimentos da questão do Sahara Ocidental e da situação no território ocupado, através de boletins informativos e vários programas na área política, cultural e social, bem como vídeos e documentários sobre a luta do povo saharaui".
Segundo a mesma fonte, o responsável para os Media da Frente Polisario, Mohamed El Mami Tamek, referiu ao jornal Al-Hayat que a decisão de lançamento de uma estação televisiva "coincide com as comemorações do 36º aniversário do início da luta armada" contra a presença de Marrocos no Sahara Ocidental. Segundo Tamek, o novo canal "irá revelar as graves violações cometidas por Marrocos contra os saharauis nos territórios ocupados no sul de Marrocos".
A RASD TV já emitia programas, de forma experimental, nos campos de refugiados de Tinduf durante quatro horas por dia. O objectivo agora é ser captada em todo o mundo, especialmente "nas cidades saharauis debaixo de ocupação marroquina".
O projecto existe há cerca de cinco anos e o seu financiamento está a cargo da Asociación de Amigos del Sáhara de Sevilla.

Sem comentários:

Enviar um comentário